Ecoturismo de Base Comunitária

Ecoturismo de Base Comunitária na Trilha do Ouro

O projeto de “Consolidação do Ecoturismo de Base Comunitária na Trilha do Ouro” deu continuidade ao projeto “Ecoturismo na Trilha do Ouro”. Executado no período de 2009 a 2011, contemplava duas frentes integradas de trabalho: um programa de capacitação em ecoturismo de base comunitária e construção de roteiros turísticos em cada localidade. 

As ações foram desenvolvidas a partir da organização e articulação de três pólos locais que dão acesso à Trilha do Ouro: Sertão do Lajeado e Sertão da Onça, em São José do Barreiro (SP) e Sertão de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ). As ações tinham como objetivo contribuir na qualificação desses atores na inserção do turismo envolvendo-os na exploração da atividade de forma harmônica e sustentável.

Das três localidades que iniciaram o processo, o grupo do Lageado se desligou; os interessados das comunidades do Jardim e Olaria juntaram-se ao grupo da  comunidade da Onça; e o grupo de Mambucaba seguiu até o final. 

Além da capacitação dos moradores em operação do turismo de base comunitária, foram formatados roteiros turísticos das comunidades do Jardim, em São José do Barreiro, e da Fazenda Santo Antônio, em Mambucaba. Foi confeccionado também um guia prático de plantas da Trilha do Ouro para auxiliar nas atividades de ecoturismo. 

Participantes do projeto de Mambucaba continuam operando o roteiro da Fazenda Santo Antônio, atuando no turismo da “Trilha do Ouro” e participando de outras iniciativas de apoio ao turismo.

 

Ficha Técnica

Data

2009 a 2011

Realização

SAPÊ

Patrocínio

Ministério do Turismo

Parceiros

Parque Nacional da Serra da Bocaina
Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
TURISANGRA
Prefeitura Municipal de São José do Barreiro
Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba
SEBRAE-RJ

Feito com compromisso político afetivo pela Arte vetorial de uma espiral Kangen Comunidade Criativa