Cinebola Caiçara

Encontro com Cinema Caiçara - Cinebola

O Encontro com Cinema Caiçara é um evento que promove a exibição de filmes sobre as culturas tradicionais do litoral sul fluminense, com ênfase na cultura caiçara. A ideia é  fortalecer a identidade caiçara, valorizar os saberes tradicionais e proporcionar momentos de articulação e trocas entre comunidades e seus parceiros. Realizado anualmente em localidades da Baía da Ilha Grande, entre 2004 e 2009, o projeto sempre contou  com o apoio e participação assídua dos caiçaras.

 Concebido e realizado pela cineasta Cecília Lang, o evento  teve a  primeira edição, em 2004, na Praia Grande da Cajaíba. A SAPÊ foi convidada a participar em 2005, na praia do Sono, em Paraty, e no ano seguinte organizamos a primeira edição na praia do Aventureiro, na Ilha Grande, Angra dos Reis. O futebol passou a compor a programação, daí o nome  “Cinebola”. O evento aconteceu na Ponta Negra (2007), Aventureiro (2007, 2008) e em Paraty Mirim (2009).

Além da exibição de filmes, oficinas de audiovisual são realizadas nesses eventos. Os curta-metragens: Vestígios e Vida Bonita são resultados delas. Tais produções contribuem para a construção de uma narrativa cinematográfica em torno da cultura caiçara e fortalece a luta pelo direito ao território

O VII Cinebola Caiçara (2016) foi realizado na praia do Aventureiro, na Ilha Grande, com apoio do Fundo Socioambiental Casa e a participação de cerca de 200 pessoas.  Neste mesmo ano, além da mostra de filmes sobre a temática caiçara, do torneio de futebol entre as comunidades e de oficinas, ocorreu o 2º Encontro Nacional da Coordenação Caiçara. O evento foi realizado pela SAPÊ, em conjunto com o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra-Paraty-Ubatuba, a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras e com a comunidade do Aventureiro. 

A roda da Ciranda Caiçara, do grupo Cirandeiros de Paraty, deu a tônica do encontro: uma rica troca de experiências reafirmando a importância da manutenção dos territórios, da cultura e das práticas tradicionais. Também teve apresentação do Fandango Caiçara, de comunidades do litoral sul de São Paulo e uma roda de Jongo, organizada por jovens do Quilombo Bracuí, todos convidados do Cinebola.

Vídeos

Ficha técnica VII Cinebola

Coordenação geral

Cecília Lang

Produção executiva

Inês Chada
Irene Ribeiro

Programação visual

Philip Sanchez
Suéllen Sanchez

Fotógrafos

Luiza Coutrim Gonçalves
Ricardo Henrique Pereira Renault de Castro

Assessoria de Imprensa

Hugo Oliveira

Equipe de apoio SAPÊ

Amanda Alves
Ana Gabriela Cavalcante
Bárbara Castilho
Cecília Ribeiro Saraiva
Conceição Corrêa
Cylú Antônio
Daniel Ramalho
Diego Moreira dos Santos
José Antônio dos Remédios
José Rafael Ribeiro
Magno Veludo
Monique Chessa
Sylvia Chada
Victor Teixeira
Vitor Lisboa

 

 

 

 

Equipe OTSS

Anna Cecília Cortines
Augusto de Oliveira Santiago
Eduardo Di Napoli
Érica Braz
Érica Mazzieri
Marcela Cananéa
Natalia Bahia

Oficineiros

Rafael Bisbis
Heder Schuab
Fórum de Comunidade Tradicionais

Realização

SAPÊ – Sociedade Angrense de Proteção Ecológica
FCT – Fórum de Comunidades Tradicionais
CNC – Coordenação Nacional Caiçara
Comunidade do Aventureiro

Patrocínio

Fundo Casa Socioambiental

Apoio

OTSS – Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaína, Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, FUNASA – Fundação Nacional da Saúde, SUS
Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro
UFF IEAR – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis
CULTUAR – Fundação de Cultura de Angra dos Reis
Secretaria de Meio Ambiente
Defesa civil
Sindicato dos Arrumadores
PRO.CIDADE, Arquitetura e Urbanismo
Arena Cultural, Ilha Grande

Valor

R$ 16.000,00