Ecoturismo na Trilha do Ouro


Trilha histórica entre São José do Barreiro (SP) a Mambucaba, Angra dos Reis (RJ)

A trilha histórica ligando São José do Barreiro (SP) e Mambucaba em Angra dos Reis (RJ) tem grande parte de seu percurso dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB). De 2006 a 2009, a SAPÊ coordenou o projeto “Estruturação do Ecoturismo na Trilha do Ouro” como um caminho para a implantação do Parque Nacional da Serra da Bocaina e para o envolvimento da população local na geração de renda a partir da manutenção dos recursos naturais.

A proposta surgiu da crescente exploração da “Trilha do Ouro” como atrativo turístico a partir dos anos 90. Neste processo, mais avançado em São José do Barreiro, diversas casas de moradores dispersos ao longo da caminhada de três dias na trilha tornaram-se pontos rústicos, de hospedagem e alimentação. Alguns moradores passaram a oferecer animais para o transporte de cargas, atuar como guias de visitantes e apoiar agências de turismo da região.

O projeto visava articular as ações das comunidades no território da Trilha do Ouro, incorporando Angra dos Reis e Paraty, com a capacitação e envolvimento da comunidade local na prática do ecoturismo. Também buscava apoiar a estruturação da gestão do PNSB, disciplinando a atividade turística com a preservação e recuperação das áreas protegidas. Pretendia-se estabelecer uma relação de confiança da população com a Unidade de Conservação (UC), superando os conflitos presentes desde a criação do PNSB, em 1971.

Contudo, nos três anos de execução o projeto não foi capaz de superar as resistências presentes na gestão do PNSB em relação à presença de moradores dentro do Parque, nem a desconfiança destes em relação às restrições impostas pela UC. Isso inviabilizou a concretização da estruturação turística da “Trilha do Ouro” ou “Caminho de Mambucaba”, como passou a designar o destino a gestão do Parque Nacional da Serra da Bocaina. 

O projeto fez uma série de iniciativas visando pactuar a exploração do ecoturismo na área do PNSB: mapeamento e caracterização da trilha; cadastro de moradores; levantamento e catalogação dos atrativos naturais; algumas obras de infraestrutura; capacitações para a comunidade em turismo rural e legislação ambiental; um projeto de programação visual para a comercialização do destino com a produção de folhetos detalhados e placas indicativas para todo o percurso; e contratação de um plano de negócios para sua operacionalização. 

No entanto, a gestão do PNSB condicionou a instalação das placas de sinalização e efetivação do plano de negócios à construção de um portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Mambucaba, Angra dos Reis, obra essa que não estava prevista no projeto. As placas de sinalização confeccionadas ficaram abandonadas na sede do PNSB, em São José do Barreiro. 

Diante desse quadro, a continuidade das ações ocorreu através do projeto “Consolidação do Ecoturismo de Base Comunitária na Trilha do Ouro”, que promoveu a capacitação das comunidades do entorno da Trilha do Ouro e formatação de roteiros turísticos locais.

Ficha Técnica

Data

2006 a 2009

Realização 

SAPÊ – Sociedade Angrense de Proteção Ecológica

Patrocínio

Programa PDA (Projetos Demonstrativos Ambientais), Ministério de Meio Ambiente, Governo Federal

Parceiros

Parque Nacional da Serra da Bocaina
Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
TURISANGRA
Prefeitura Municipal de São José do Barreiro
Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba