Nosso Filme

O audiovisual fortalecento identidades

Idealizado pela cineasta Cecília Lang, o projeto “Nosso Filme” foi uma capacitação em audiovisual voltada para jovens, estudantes, integrantes da SAPÊ e demais interessados, realizada no período de outubro de 2010 a dezembro de 2011 em Angra dos Reis. 

O trabalho teve como foco potencializar a capacidade criativa e perceptiva de cada aluno através do uso das ferramentas audiovisuais, nutrindo e instigando a construção do seu olhar sob a realidade socioambiental que o cerca. Fundamentado em oficinas, que buscaram aliar técnica e criatividade, com profissionais experientes no mercado audiovisual, a formação foi estruturada em quatro módulos:

Módulo I : Processo criativo: criação e desenvolvimento de roteiro
Módulo II: Capacitação técnica com oficinas de produção, fotografia; cenários, figurino e sonorização;
Módulo III: Filmagem;
Módulo IV: Finalização. 

O curso produziu três curta-metragens, onde a equipe foi composta pelos próprios alunos desde a concepção do roteiro à finalização dos filmes. Os roteiros foram criados e desenvolvidos no Módulo I, com temáticas sensíveis às questões socioambientais do município de Angra dos Reis.

O primeiro módulo foi realizado com recursos próprios SAPÉ e alguns apoios locais pontuais. O Módulo II e III foram realizados com o apoio do Fundo Socioambiental CASA e o Módulo III com apoio da Fundação Heinrich Böll.

No dia 14 de dezembro de 2011 foi realizada a estréia dos filmes e o encerramento do curso, no Cine Angra Shopping. 

Curtas

O Outro Lado do Mar

Doc-ficção, 15 min. O filme aborda o dia–a–dia de um funcionário de um importante estaleiro da cidade e seus sonhos, em contraposição com a rotina de um grupo de pescadores da Ilha Grande.

Paraíso Nuclear

Documentário, 20 min. As contradições presentes no município de Angra dos Reis são determinadas pela presença de plantas nucleares na cidade.

Por Que As Casas Caem? 

Documentário, 20 min. A tragédia de 2009, quando fortes chuvas ocorridas na virada do ano provocaram desabamentos em diversos pontos do município, causaram dezenas de mortes e centenas de desabrigados.

Ficha Técnica

Coordenação

Cecília Lang

Gestão financeira

Mirian Reis

Professores das oficinas

Beth Formagginni, Oficina de Produção
Antônio Luis Mendes Soares, Oficina de Fotografia
Claudiney Barino, Oficina de Cenografia
Toninho Muricy, Oficina de Captação de Som Direto
Suely Nascimento, Oficina de edição

Apoio

Fundo CASA Socioambiental
Fundação Heinrich Boll
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
Sindicato do Petroleiros