O Diagnóstico e Plano de Gestão Ambiental da Aldeia Sapukai foi uma iniciativa da Emater-Rio em parceria com a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR), a FUNAI, a Associação da Comunidade Indígena do Bracuí (ACIBRA) e a SAPÊ, financiada pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA/MMA).
A equipe responsável pelo trabalho, composta por pessoas de diversas áreas do conhecimento, utilizou ferramentas da metodologia do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e contou com intensa participação da comunidade da aldeia para obtenção e discussão de dados que orientaram a elaboração do Plano de Gestão Ambiental.
O estudo, realizado em 2002, tornou-se um dos primeiros documentos de entidades públicas sobre a comunidade capaz de melhor direcionar a aplicação de políticas públicas mais adequadas culturalmente. A caracterização sociocultural, por exemplo, auxiliou no entendimento do fracasso de projetos de apoio anteriormente desenvolvidos que não consideraram a organização social por jopyguas, uma unidade socioeconômica básica da aldeia. Além disso, o estudo abrangeu uma caracterização física, vegetação, fauna – onde foi encontrado o ratinho de espinho Abrawayaomys ruschil, espécie raríssima nunca antes coletada no Estado do Rio de Janeiro – recursos hídricos e atividades econômicas desenvolvidas.
Finalmente, o estudo propôs linhas gerais de um Plano de Gestão Ambiental e um programa de sustentabilidade. O edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente previa duas etapas: a primeira, de diagnóstico e a segunda, de execução. Infelizmente, a EMATER-Rio desistiu de encaminhar a proposta do Plano de Gestão Ambiental para execução.
Queremos você por perto! Siga-nos nas redes sociais e inscreva-se em nosso newsletter para receber notícias sempre em primeira mão. Você pode também nos enviar uma mensagem ao lado. Teremos enorme prazer em responder.