Energia para um Brasil sustentável

Seminário sobre o uso de fontes renováveis na matriz energética brasileira

A SAPÊ comemorou seus 20 anos de fundação, em 2003, com o evento “Energia para um Brasil Sustentável”. A programação contou com um seminário sobre o uso de fontes renováveis na matriz energética brasileira, exposição com fotos e reportagens da trajetória da SAPÊ e show-protesto contra a construção da usina Angra 3. 

O seminário traçou um panorama do uso e perspectivas da utilização de energias limpas e renováveis para tornar nossa matriz energética mais sustentável em contraposição ao modelo energético adotado e à manutenção do uso da energia nuclear no país. Nesse sentido, fortaleceu a articulação de apoios e parcerias da campanha  “Angra 3 Não!”, com o objetivo de impedir a construção da terceira usina nuclear no Brasil. 

Os painéis abordaram  questões técnicas e políticas para que os enormes potenciais identificados para a produção de energia solar, eólica e de biomassa se tornassem significativos na matriz energética. Para isso, apontou-se a necessidade de estabelecer políticas governamentais para redirecionar os investimentos  para a ampliação das linhas de pesquisa, o fortalecimento da indústria nestas áreas e ooferecimento de  incentivos até ganhar escala de mercado competitiva.

Durante três dias, a presença de dezenas de pessoas do poder público local e nacional, professores universitários e de diversas organizações envolvidas com as questões energéticas das várias regiões brasileiras no  Centro Cultural Theóphilo Massad, centro de Angra dos Reis, trouxe o clima do seminário para o cotidiano da cidade. Mais uma vez a Eletronuclear ignorou o convite para participar de um debate sobre a construção de Angra 3 e não compareceu. Essa atitude confirmou odesprezo pelo debate público e o desconforto em discutir a questão com lideranças sociais qualificadas.

Na véspera do encerramento, ocorreram as manifestações contra Angra 3. Em caminhada, os participantes do seminário saíram pelas ruas do centro da cidade carregando faixas e exigindo “Angra 3 não!”, “Energias renováveis e limpas” e o fim das terríveis heranças das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki e do acidente de Chernobyl. 

O show “Hiroshima Nunca Mais” aconteceu na Praça do Carmo com a presença de artistas e bandas de rock locais abrilhantado pela presença do músico Luís Perequê, de Paraty. Durante a realização, lideranças do “Fórum Brasileiro de ONG’s e Movimentos Sociais”, SOS Mata Atlântica, Greenpeace e lideranças locais reforçaram a importância da adoção de uma matriz energética limpa e renovável e sem herança radioativa e riscos à população.   

A exposição fotográfica e documental dos vinte anos da história da SAPÊ, da luta antinuclear local e de outras bandeiras socioambientais empreendidas no período esteve exibida durante todo o evento. Para montá-la, foi realizado um trabalho de pesquisa de reportagens coletadas em arquivos próprios, de particulares, e, principalmente, junto ao acervo do Jornal Maré. A pesquisa foi coordenada por Nádia Valverde com a participação de jovens e estudantes. Posteriormente, tal pesquisa subsidiou a dissertação de mestrado Meio ambiente, desenvolvimento e democracia: SAPÊ, a difícil trajetória ambientalista em Angra dos Reis de José Rafael Ribeiro. 

O seminário ofereceu hospedagem para os visitantes e alimentação para todos os participantes. O “Grupo de Apoio”, sob a coordenação do sindicalista Jorge Valverde, foi fundamental nessa logística. Foi um momento de encontro e de formação para muitos jovens que, posteriormente, assumiram protagonismo na SAPÊ

Vale mencionar que, no primeiro dia do seminário, a usina Angra 1 paralisou sua operação pelo vazamento de radiação do sistema primário para o secundário. Sérgio Dialetachi do Greenpeace declarou que os “inúmeros acidentes envolvendo as instalações nucleares no mundo demonstram o risco que estão sendo expostos às populações dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo”.

Ficha Técnica

Organização

SAPÊ

Coordenação pesquisa Jornal Maré

Nádia Valverde

Grupo de Apoio

Bárbara Castilho
Bruno
Inês Chada Ribeiro
Irene Chada Ribeiro
Francisco
Joao Pedro Sevalho
Lili
Maria Clara Valverde
Maria Margarida Ferreira
Monique Chessa
e muitos outros

Valor do projeto

R$ 15.775,00

Patrocínio

Fundação Heinrich Böll

Apoio

GT de Energia do Fórum Brasileiro de ONG´s e Movimentos Sociais
Coalizão Rios Vivos
Grassroots Foundation
CODIG – Comitê de Defesa da Ilha Grande
Centro Cultural Theophilo Massad
APEDEMA-RJ (Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente)
Frente Ampla Sindical de Angra dos Reis
Grêmios Estudantis
Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.