Exposição Hiroshima Nunca Mais SP

Exposição circula em São Paulo

Em 2016, aconteceu na cidade de São Paulo a exposição “Hiroshima Nunca Mais”, um desdobramento da Hiroshima 70, idealizada em Angra dos Reis na ocasião dos 70 anos do lançamento das bombas em Hiroshima e Nagasaki. Para essa circulação foram acrescidas mais duas fotografias do acervo de Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima que emigrou para o Brasil na década de 1950. Também compuseram a mostra uma série de sete vídeos produzidos pela Articulação Antinuclear Brasileira intitulados “Ameaça Nuclear” (*).

Poucos sabem que a cidade de São Paulo, quase nunca lembrada quando se pensa em impactos da indústria nuclear, abriga toneladas de lixo radioativo oriundos da Usina de Santo Amaro, a Nuclemon. Por mais de 50 anos, ela processou substâncias usadas na produção de eletroeletrônicos, gerando resíduos radioativos. Os funcionários foram contaminados e lutam na justiça até hoje por reparação. Depois da desativação da Nuclemon, em 1992, os rejeitos que não foram enviados para o depósito provisório de Poços de Caldas (MG) permanecem armazenados de forma inadequada no bairro de Interlagos, próximo a igrejas, shoppings e condomínios residenciais.

A exposição ficou em cartaz do dia 10 de novembro a 18 de dezembro no Centro Matilha Cultural, localizado na região central de São Paulo. Na noite de abertura foi realizada uma apresentação da banda Forrobodó do Zé e, nos dias 11 e 12 de novembro, aconteceu o seminário “Nuclear: por que resistimos?”, na Faculdade Paulus de Comunicação, na Vila Mariana. A parceria firmada com o Greenpeace possibilitou que uma equipe de voluntários realizasse visitas guiadas e serviço de monitoria para estudantes e público interessados.

Vídeos

Ficha Técnica

Concepção

SAPÊ – Sociedade Angrense de Proteção Ecológica

Produção Executiva

Inês Chada

Assistente de Produção

Irene Ribeiro

Curadoria e Pesquisa de Imagem

Inês Chada
Irene Ribeiro

Identidade Visual

Víctor Teixeira

Produtora Local e Assessora de Imprensa

Joelma do Couto

Textos

SAPÊ – Sociedade Angrense de Proteção Ecológica
AAB – Articulação Antinuclear Brasileira

Revisão Textos

Arbore Comunicação

Educativo

Greenpeace

Impressão

Barracão de Imagens

Montagem

Matilha Cultural

Fotógrafos

Amirtharaj Stephen – Dan Budnik – ElinO’haraSlavick – Herval Silva – Hiromichi Matsuda – Igor Kostin – James Crnkovich – Jan Smith – Joelma Do Couto – Paul Hillgibbins – Peter Goin – RiekoUekama – Robert Del Tredici – Rosane Prado – Vanor Correia – YoshitoMatsushige

Acervos

CPDoc JB – Estadão Conteúdo – FolhaPress – Fotomovimiento (Espanha) – Greenpeace – Museu da Bomba Atômica de Nagasaki – RadiatingPosters – SAPÊ – Takashi Morita

Agradecimentos

Ana Bartolo, André Amaral, André Lopes Loula, Daniel Ferreira, Felipe Xavier, GitanaNebel, Ítalo Cardoso, Juliana Ferreira, Mariana Belmont, Nina Orlow, Padre Antônio Iraildo, RossanaGiesteira, Severino Honorato Da Silva, Tadeu Ribeiro e Família, Voluntários Greenpeace, Yasuko Saito.

Valor do projeto

R$ 24.900,00

Data

07 de junho a 18 de dezembro de 2016

Realização

SAPÊ – Sociedade Angrense de Proteção Ecológica
AAB – Articulação Antinuclear Brasileira

Patrocínio

Fundação Heinrich Böll

Parceiros

Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares – Xô Nuclear
Matilha Cultural
Greenpeace
Associação Hibakusha Brasil Pela Paz
ANTPEN – Associação Nacional dos Trabalhadores da Produção de Energia Nuclear
LAKA
WISE – World Information Service on Energy
Observatório Ambiental
FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação
Fundo Socioambiental CASA