Conhecer para Preservar

Projeto de Educação Ambiental e Cidadania

O projeto de Educação Ambiental e Cidadania “Conhecer para Preservar” teve como objetivo geral a realização de um programa educacional voltado para jovens e que contribuísse para a conservação dos remanescentes da Mata Atlântica em Angra dos Reis. Buscou-se o envolvimento de comunidades localizadas em áreas de maior riqueza em biodiversidade e/ou limítrofes com unidades de conservação. 

Cerca de 50 jovens de 20 bairros de Angra dos Reis participaram em duas edições realizadas em 2004 e 2005. Esse projeto marcou o início de uma parceria da SAPÊ com a comunidade do Bracuí, envolvendo 15 quilombolas com o programa de formação. 

O “Conhecer para Preservar” apresentou atividades teóricas, oficinas e saídas de campo, tanto de reconhecimento do ambiente urbano, quanto do ambiente rural e das unidades de conservação da região. No Sertão de Mambucaba, a turma adentrou em áreas do Parque Nacional da Serra da Bocaina e conheceu um pouco da Trilha do Ouro e dos agricultores familiares locais. Na Reserva Biológica da Praia do Sul, a turma teve a oportunidade de conversar com representantes da comunidade caiçara do Aventureiro, que na época ainda vivia o conflito de estar em uma categoria de Unidade de Conservação onde a presença humana não era permitida. 

Professores da UFF de Angra dos Reis participaram da concepção pedagógica da formação, dando início a uma frutífera parceria com a SAPÊ. O espaço para as atividades teóricas foi cedido pelo Convento do Carmo para a primeira turma e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para a segunda. 

O projeto de Educação Ambiental e Cidadania “Conhecer para Preservar” foi executado com recursos do fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos do Programa de Fortalecimento Institucional do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar, operado pela Associação Mico Leão Dourado.

Ficha Técnica

Coordenação

Sylvia de Souza Chada – SAPÊ

Coordenação Pedagógica

Neila – UFF
Luiz Carlos Manhães – UFF

Equipe

Maria José Barros de Azevedo Castro – SAPÊ
Conceição Correia – SAPÊ

Instrutores

Délcio Bernardo
Ivan Marcelo Neves
José Rafael Ribeiro
Júlio Avelar
Luiz Carlos Manhães
Lyla Mello
Neila
Ricardo Messias
Sueli Messias
Sylvia de Souza Chada



Valor do Projeto

R$ 20.000

Período de Realização

2004 a 2005

Realização

SAPÊ

Patrocínio

CEPF – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos, Associação Mico Leão Dourado

Parceiros

UFF – Curso de Pedagogia em Angra dos Reis
IBAMA – Escritório Regional em Angra dos Reis
Grupo de Consciência Negra Ylá Dudu

Apoio

SINSPMAR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis
Convento do Carmo