Rodas de conversa realizadas de maio a dezembro de 2020 tendo como mote a retomada do projeto do Estado Brasileiro de construir novas usinas nucleares em Itacuruba, sertão pernambucano, às margens do Rio São Francisco. Foram organizadas pela Conexão Virtual Antinuclear, com participação da Articulação Antinuclear Brasileira, da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares e da Articulação Sertão Antinuclear.
O Art. 216 da Constituição de Pernambuco proíbe a instalação de usinas nucleares “enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes”. Nesse sentido, o deputado estadual João Paulo Lima e Silva do PCdoB elaborou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) visando liberar a construção de usinas nucleares. Além disso, em 2021, a Procuradoria Geral da República, através do procurador Augusto Aras, entrou com ação no Supremo Tribunal Federal, para anular artigos das Constituições estaduais que impeçam ou restrinjam usinas nucleares, tratamento de lixo radioativo ou construção de depósitos de lixo nuclear.
Os debates tinham como objetivo ampliar as informações sobre o nuclear, compartilhar experiências acerca do ciclo nuclear e dar visibilidade à resistência de moradores, povos indígenas e quilombolas à construção de novas usinas nucleares em Itacuruba, no Nordeste ou no Brasil.
Queremos você por perto! Siga-nos nas redes sociais e inscreva-se em nosso newsletter para receber notícias sempre em primeira mão. Você pode também nos enviar uma mensagem ao lado. Teremos enorme prazer em responder.